sexta-feira, 27 de novembro de 2015

ser monja por 10 dias

Eu já havia lido relatos em blogs de viajantes sobre o curso de meditação vipassana, no qual o aluno se inscreve para aprender a técnica de meditação criada e utilizada por Gautama, o Buda para chegar a sua própria iluminação e que ele teve a bondade de compartilhar com quem quisesse ouvir afim de ajudar nós seres humanos nesta trilha pela libertação.

Quando nos inscrevemos no curso pela internet já temos acesso a rotina diária do curso e as normas que temos que seguir. A rotina é similar a rotina de um monge, acordamos as 4 da manha e dormimos as 9, meditamos varias horas pelo dia, tudo o que comemos e bebemos é fruto de doação, visto que não se cobra matrícula e nem uma taxa pelo curso, eles sobrevivem de doação de antigos estudantes.
Existem algumas condições que devem ser respeitadas, algumas condutas. Nao se deve machucar nenhum ser vivo, nem as formigas ou mosquitos porque todos os seres vivos querem viver, não se pode mentir, praticar nenhum tipo de relação sexual e manter o nobre silencio, ou seja, não falar nada pelos 10 dias, a menos que  professor te pergunte algo ou você tenha alguma duvida a cerca da técnica.
A experiencia do curso pra mim foi algo que me mudou bastante, me fez fechar coisas que estavam em aberto e que causavam sofrimento. Neste tempo estamos em contato com nós mesmos, com a técnica e com nada mais. Imagine estar num lugar onde nao há comunicação com as outras pessoas presentes, tudo o que você vê só você viu e não vai compartilhar com as outras pessoas. Nao vai lhes contar as dores que sentiu, se algum bicho lhe picou, se gostou da comida, se viu alguem conversando ou quebrando alguma regra, nao: tudo o que seus sentidos sentem fica somente com você.
Isso tras uma reflexao muito mais apurada quanto a propria vida, memorias de infancia aparecem com clareza, e existem momentos em que pode ser muito dificil psicologicamente ficar lá e encarar tudo, mas uma vez que se encara e se supera o bem é gigantesco.
É impressionante ver a quantidade de alunos antigos presentes nos cursos, ou seja, pessoas que fizeram um curso e voltam para reafirmar-sem na técnica de tempos em tempos, os locais sao muito calmos, a energia do lugar é muito boa, a comida é vegetariana e os centros existem por todo o mundo. Sendo assim nao vejo razão pela qual alguém nao deveria participar de um curso como este.
Vi pessoas deixando de fumar por causa do curso, superando traumas e até curando doenças, alem disso como estou viajando consegui muitos amigos novos depois que o nobre silencio terminou e muitos lugares para visitar.
Falando sobre o fim do nobre silencio... é incrível viver 10 dias com um grupo de pessoas e nao saber o nome nem a nacionalidade da maioria delas, nossa mente cria conceitos "essa pessoa deve ser assim, aquela deve ser assado" e quando conversamos pela primeira vez vemos que a maioria desses conceitos estava errado.
Uma experiencia incrível em vários âmbitos. Pra saber mais acesse o site internacional https://www.dhamma.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário