terça-feira, 30 de junho de 2015

Primeiros dias em Montevideo


A primeira vez que conversei com alguem em espanhol na vida foi no ônibus indo de Balneario Camboriu à Montevideo, aprendi tudo o que sabia por cursos online e aplicativos de celular duolingo. Apesar disso, ou por isso, ou nenhum dos dois, provavelmente nenhum dos dois tem sido dias maravilhosos. Desde que cruzei a fronteira senti uma felicidade gigante por estar vivendo algo que imaginei e sonhei por meses. Escrevo isso quase sem conseguir porque estou ouvindo novos baianos e só penso no Brasil e em caipirinha e pão de queijo. Mas me lembro então das casinhas antigas, dos museus e das feiras e me apaixono pelo paisito.

A primeira vez que comprei algo sozinha foi numa conveniencia de posto: Alfajor e coca cola, eu nao entendia quanto tinha dado, nao entendia o que o atendente dizia, mas ele sorria e eu tambem e deu tudo certo. Os uruguaios (uruguaxos) sao simpaticos e tentam sempre falar portugues e entender o portunhol hahah.
A cidade é linda, a arquitetura de todos os bairros que conheci é magnifica, muitos prédios de tijolo a vista, construçoes históricas, castelos no meio do seu caminho pro trabalho.
Me parece que prezam muito a beleza, e isso era uma coisa que sentia falta na cidade em que morava, aqui tem muitas praças e estatuas por todos os lados, de chineses, de cavalos, Madame Curie, etc etc etc, é engraçado porque as estatuas sao uma forma de se localizar também "estou perto da estatua do Gandhi" "Nao sei onde é, ja passou pela do Santos Dumond?".
E os museus que não são poucos e agradam a todos os gostos. Tem os de arte contemporânea, de arte clássica, artes decorativas, o museu pedagógico, e todos surpreendem.
E assim eu vou, aprendendo a hablar, conhecendo as pessoas e os lugares e me sentindo cada vez mais em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário