quarta-feira, 13 de agosto de 2025

O dinamismo vivo de uma comunidade

 Esse texto nasceu com o objetivo de registrar a minha experiência prática com o curso ‘A Ciência do Bem Estar' disponível no Coursera.

Aqui eu poderia escolher exercitar a gratidão, a meditação ou mesmo poder cuidar do sono ou exercícios durante essas quatro semanas, mas escolhi a conexão social por conta da sua importância para o bem estar holístico e por estar animada para explorar as conexões que a minha comunidade pode oferecer.

A minha ideia é fortalecer tanto as conexões que eu já tenho, através de ao menos um encontro por semana com um amigo ou familiar e também ampliar a minha rede de conexões participando de eventos e ativamente buscando construir momentos juntos de pessoas.


A primeira semana já foi muito prazerosa, sem contar que antes mesmo de começar a experiência eu já havia sentido os benefícios desse fortalecimento consciente de conexões, quando ao fazer uma visita à minha querida avó, levei meu filho pra vê-la, minha mãe e também levei flores, o que gerou um momento único de conexão e de beleza, graças às flores que ainda estavam em botões e puderam desabrochar nos próximos dias.


Mas a experiência só foi começar mesmo oficialmente nessa primeira semana, como eu estava dizendo…




Para esse final de semana decidi me conectar com amigos, dentre os mais próximos, enviei mensagens à todos conversando sobre os planos para o final de semana e sobre o que cada um faria… Entre várias opções vistas e sugeridas consegui agendar com uma amiga de longa data, que levou sua namorada também e decidimos tomar um café juntas. Nem preciso dizer que foi super divertido, nos encontramos no parque, conversamos, demos risada, olhamos o movimento e fomos em direção ao café, onde tivemos uma experiencia mais intimista, com o café praticamente vazio, só havíamos nós de clientes e foi um bom jeito de colocar as conversas em dia e finalizar o nosso domingo muito bem.


Dentre os assuntos que coloquei em dia com as minhas amigas estava este a seguir: Para o desafio que me fiz de ampliar conexões, também tive sorte e o direcionamento que apareceu espontaneamente. Já que numa das semanas passadas, participei também de um curso livre de cinema, onde conheci algumas pessoas, dentre elas o A., quem compartilhou sobre o evento ATADOS NO PARQUE, um evento de Shibari no parque, era aberto ao público e eu decidi aparecer, aberta à conhecer novos grupos de pessoas. Como resultado dessa aproximação interagi com algumas pessoas bem legais com quem pretendo fortalecer laços nas semanas seguintes. E esta foi a primeira de 4 semanas exercitando as minhas CONEXÕES SOCIAIS e já posso sentir claramente os benefícios no meu bem estar...



Para a segunda semana escolhi um desafio e tanto, para ser realizado entre o meu núcleo familiar: Eu e meu filho Sião, de 8 anos. Dessa vez eu nos inscrevi para um trilha que vai acontecer aqui mesmo na zona rural da nossa cidade, a trilha terá 11km, terá carros e pontos de apoio, mas com certeza será um desafio que em si carrega o potencial de nos aproximar ainda mais. Para a segunda semana também escolhi um novo plano de fundo para a tela de bloqueio do meu celular, como forma de moldar o meu ambiente para esse incentivo. 




(Continua…)